Oi, pessoas! Tudo o que fiz nos últimos anos foi compartilhado com meus alunos, mas agora quero compartilhar o que guardei – e o que criar – com todos os interessados.

O código aqui não é completamente de minha autoria, e não vejo nenhum problema em adaptar códigos de terceiros e citar a criação de outras pessoas.

Afinal, não criamos novas teorias, presentes em livros didáticos, que transmitimos a nossos alunos nesses anos todos. Portanto, agradeço a Murtaza Hassan (contact@murtazahassan.com) por uma parte do código que explico aqui, a pedidos.

Espero que curtam tanto quanto curti ao adaptar os códigos.

O código foi testado em MacOS Monterey e Manjaro Linux, ambos rodando Pycharm Community Edition. Sinto muito: não uso Windows há muitos anos e não testei nesse sistema operacional.

Está comentado o máximo possível e espero que seja útil a quem deseja iniciar sua aventura com OpenCV usando, por exemplo, Python. Claro que tudo aqui pode ser codificado em C ou qualquer outra linguagem (veja algumas aqui) com suporte adequado.

No código aparecem citações a landmarks de mãos e rostos, referenciados rapidamente nas imagens a seguir. Como exemplo, você pode controlar o volume do som de seu computador ao associar a distância entre os pontos 4 e 8 da imagem a seguir, imitando o movimento de pinça.

Ou então, você pode fazer uma câmera acompanhar uma imagem, mantendo fixo um dos mais de 400 pontos detectáveis em um rosto humano.

Divirta-se e chame se tiver alguma dúvida ou comentário.
Link para o código: https://github.com/profjhgb/programming/blob/main/face_hands_detection.py

Divirta-se!